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Reprovação injusta

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

L. B.

Para: Estácio de Sá

27/06/2024

Sou aluno formando do curso de Administração na Estácio, unidade Ilha do Governador, e não me formei por conta da disciplina de ESTÁGIO SUPERVISIONADO - CONSULTORIA ORGANIZACIONAL! O que era para ser o final de um sonho se tornou um pesadelo. Em função da pandemia, só consegui um estágio na reta final do curso, e precisei estender a formação por mais 6 meses, pois só consegui um estágio em 2023.2. Até aí, tudo certo. Passei na primeira disciplina e minha documentação foi aceita. Eis que chegamos ao problema na disciplina de 2024.1, onde, equivocadamente, a professora Ana Carvalho acusou que não poderia aceitar meus documentos e me reprovou alegando que eu não era estagiário e exigiu minha carteira assinada para me avaliar. Porém, eu não sou CLT, sou estagiário, e o que ela equivocadamente esqueceu de orientar é que o documento que eu precisava apresentar era o TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO. Deste equívoco, onde ela tomou suposições equivocadas e não apresentou as devidas orientações, gerou-se um dano massivo em minha formação. Fui à minha unidade duas vezes, uma para receber orientações, pois ainda poderia enviar novamente os documentos, mas sem a devida informação correta, ainda entreguei os documentos errados. A professora, mais uma vez, reforçou que queria minha carteira de trabalho em vez de salientar que, se eu realmente sou estagiário, deveria apresentar o TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO, um comportamento, ao meu ver, abusivo, pois, como educadora, não pode tomar suposições e apontar questões desta forma. Nesta primeira ida à faculdade, só vi pessoas tirando o corpo fora, afirmando "Não é comigo". Falei com a secretária, depois tentei falar com a coordenadora do meu curso, Edith. Ela disse que nada poderia fazer, pois, como se trata de uma disciplina EAD (eu sou presencial), precisaria falar com a coordenadora de Administração do EAD. Então tentei ir até a coordenadora acadêmica da unidade, cujo nome não me recordo. Ela também me informou que não seria com ela e me orientou a verificar com o gerente de EAD da unidade, o colaborador Marlon. A partir dele, vieram os maiores problemas, pois ele, responsável pelo EAD, alegou que não conseguiria visualizar os documentos que entreguei, não sabia me orientar sobre como entrar em contato com a coordenadora de Administração EAD nem com a professora de forma direta além do chat do SAVA, e ainda alegou que foi erro meu não ter acessado o SAVA pelo menos uma vez por semana, um absurdo, visto que sou aluno presencial e sequer sabia da existência deste chat; utilizei o portal apenas para entregas de trabalhos! Ele me orientou a tentar verificar com a professora e solicitar uma extensão de prazo, que foi disponibilizada independentemente da minha solicitação (segundo a professora), mas em vão, pois faltavam informações necessárias para entregar os documentos da forma correta. Também gostaria de ressaltar a incapacidade desse funcionário de lidar com o público; com comportamento passivo-agressivo, em momento algum tentou me tranquilizar, sendo evasivo e, às vezes, até me gerando mais preocupações com sua escolha de palavras. Chegamos então ao dia de hoje, 27/06/2024, o dia da reprovação, onde, mais uma vez, fui atendido pelo colaborador Marlon. Ele já havia se esquecido do meu atendimento, mas eu me lembrava dele. Explicados todos os problemas e questionado sobre a razão de, se fui aprovado na primeira disciplina, por que não fui aprovado na segunda, ele foi mais uma vez evasivo e extremamente burocrático nas respostas, passando uma sensação de que queria apenas se livrar de um problema em vez de solucioná-lo. Após alguns questionamentos e da incapacidade de entender o lado e as aflições do aluno, ele cometeu seu maior equívoco e contradição afirmando que eu deveria ter procurado a coordenadora antes. Coordenadora esta que, como citado acima, ele, responsável pelo EAD da unidade, não sabia me orientar sobre como fazer contato. Se o responsável não sabe, como o aluno vai saber? Como vou saber se sequer existe uma coordenadora de Administração EAD ou é apenas uma tentativa de tirar o corpo do problema? Também abriu o sistema e conseguiu visualizar os documentos que enviei, contrariando o que havia informado em nosso primeiro encontro. Tudo que vi e passei nesse pesadelo foi uma enorme desorganização administrativa da instituição. Nenhum colaborador quer ou sequer sabe resolver os problemas dos alunos. A professora é incapacitada de oferecer as orientações corretas para auxiliar o aluno, e a coordenadora do curso é inalcançável. Imagine meu espanto ainda maior com tamanho pandemônio sendo aluno justamente do curso de Administração da instituição. Que moral eu terei para exercer minha profissão se a própria instituição é incapaz de ser bem estruturada e organizada em suas hierarquias, processos e serviços? Esta reclamação vem de um aluno devastado e completamente sem esperança que, mesmo enormemente prejudicado, ainda busca uma conciliação pacífica para a questão. Os meios legais foram procurados, já recebi todas as devidas orientações e falta apenas assinar e dar entrada no processo. Mesmo assim, preferiria não precisar recorrer a isto, pois não quero agir com litígio e má fé com uma parceria que já dura 4 anos e meio com a instituição, mas é preciso reciprocidade para tal. Esta é minha última tentativa; caso contrário, as medidas legais serão tomadas.

Solução esperada

  • Danos morais/materiais