#content#
PROTESTE cobra providências de Camping que lesou consumidores na Copa
01 jul 2014Foram enviados ofícios ao Procon do Rio, ao Corpo de Bombeiros, à Vigilância Sanitária e à Prefeitura pedindo providências em relação as precárias condições a que foram submetidos os torcedores belgas no Recreio dos Bandeirantes.
Sem a infraestrutura prometida apesar do elevado custo do pacote (cada um pagou cerca de R$ 13 mil incluindo passagens, ingressos e hospedagem), os torcedores enfrentaram banheiros sujos, falta de energia, e correram risco com a falta de segurança da parte elétrica. Eles foram orientados a registrar em fotos e vídeos todos os transtornos sofridos para exigir ressarcimento da empresa contratada, além de uma indenização da Voyage Sun pelos danos sofridos.
O cenário fazia jus ao apelido de “DeVillage” – aglutinação de Devil Village, em inglês “Vila dos Diabos”, como é conhecido o selecionado da Bélgica. Havia um banheiro para cada 20 pessoas, tapumes cobriam o solo enlameado, tomadas que não podem ser usadas em caso de chuva, postes quebrados e uma área de primeiros-socorros utilizada como varal. Havia cerca de 400 torcedores em parte da área do Camping Clube do Brasil no Recreio dos Bandeirantes, defronte à praia da Macumba, na Zona Oeste do Rio.
A orientação para quem estiver insatisfeito com o atendimento, estrutura e qualidade de um estabelecimento, é além de registrar a reclamação em um órgão de defesa do consumidor, e também formalizar queixa no site do Ministério de Turismo, para que a classificação do local possa ser fiscalizada.
Para evitar os transtornos enfrentados pelos belgas, é importante obter o máximo de informações antes de escolher o meio de hospedagem. Além das características do local, se houver fotos disponíveis no site, avaliar as condições e a aparência do local.
Não se pode deixar de pesquisar, também, na internet, o mapa da região em que se localiza o estabelecimento. Além disso, deve-se buscar informações com quem conheça a cidade. Conheça outros direitos em nossa Cartilha do Turista.